segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Écio Valeriano




Bacharel em Artes Plásticas pela UEMG – Escola Guignard (2005) e Técnico em Design em Comunicação Gráfica pelo Senai – Cecoteg, ano 1999.

Pintor e Gravador, busco continuar minha pesquisa nessas especializações, acreditando que ainda é possível realizar esses fazeres artísticos na atualidade, propondo um debate e reflexão sobre os meios da arte contemporânea.

Meu trabalho é caracterizado por abstrações em formas orgânicas, que passam uma por cima das outras delimitando espaços no suporte em questão formando o “Hard Edge”. Com as formas simples e o grande formato tenho condição de valorizar as cores. Acredito que a cor é energia,sendo assim, quando as formas se entrelaçam é como se essas estivessem em movimento.

Atualmente utilizo a tinta latex, pigmentos e liquibrilho, distanciando das técnicas tradicionais como óleo e acrilica sobre tela. A idéia é tomar partido das tintas industriais, que tem finalidades distintas ao fazer artístico, buscando novos meios para obra pictórica. Os suportes trabalhados são tecidos em painel ou MDF e com tamanhos entre 80 x120 e 100 x 140 cm. Os quadros podem ser apresentados isoladamente mas tem-se muito impacto quando são montados como instalação. Diante o espaço expositivo as pinturas são dispostas aleatoriamente e com uma cor em comum, elas são interligadas usando também as paredes formando uma continuidade que envolve todo o ambiente, rompendo tempo e espaço onde não se sabe qual é o começo e o fim.

Duas grandes referências para o meu trabalho são os artistas franceses Robert Delaunay e Bernard Frize. Assim como Delaunay, acredito que a cor é suficiente para ser tema de pesquisa e bebo na mesma fonte de Frize quando ele importa-se mais com o fazer artístico, a liberdade e gestualidade fugindo de estilos pré-estabelecidos e modismos.

Participei de exposições coletivas na Galeria da Escola Guignard, Ateliê Mamacadela, shopping AltaVila, Universidarte – Faculdade Estácio de Sá e Comida di Buteco / Arte no Banheiro.


Nenhum comentário: